Levantamento foi feito com 2.000 entrevistados face a face entre os dias 24 e 27 de setembro; margem de erro é de dois pontos percentuais
Em nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (28), para as eleições presidenciais deste ano, o ex-presidente Lula (PT) aumentou sua vantagem na liderança, chegando à 46% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu um pouco, estando com 33%. O primeiro turno ocorrerá daqui há quatro dias, no próximo domingo.
Atrás dos líderes aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.
Felipe D’Avila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.
Em relação a pesquisa divulgada na semana passada, o petista subiu dois pontos percentuais, enquanto que o atual mandatário caiu um ponto, ambos dentro da margem de erro. Os outros candidatos se mantiveram estáveis no levantamento.
Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 4%. A proporção dos indecisos é de 5%.
Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04371/2022.
Também foi testado um cenário de segundo turno. Confira abaixo os resultados.
Primeiro turno
Intenção de voto estimulada para presidente
- Lula (PT) — 46%
- Bolsonaro (PL) — 33%
- Ciro Gomes (PDT) — 6%
- Simone Tebet (MDB) — 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
- Felipe D’Avila (Novo) — 0
- Vera Lucia (PSTU) — 0
- Sofia Manzano (PCB) — 0
- Padre Kelmon (PTB) — 0
- Leonardo Péricles (UP) — 0
- José Maria Eymael (DC) — 0
- Indecisos – 5%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 4%
Segundo turno
Intenção de voto estimulada para presidente
- Lula (PT) — 52%
- Bolsonaro (PL) — 38%
- Indecisos – 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 6%