Divulgação do resultado foi adiada por conta do Congresso do Partido Comunista.
Segundo informações do governo chinês desta segunda (24), o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 3,9% no terceiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. No trimestre imediatamente anterior, a aceleração do crescimento da economia chinesa foi menos expressiva, de 0,4%. A previsão do mercado era de alta de 3,4%, segundo a Reuters.
A economia teve uma recuperação mais rápida do que se esperava, porém o governo ainda vê dificuldades para estimular uma recuperação mais rápida por conta das políticas mais rígidas de controle da Covid-19, agravamento da crise imobiliária e o risco de uma recessão global.
Os números do PIB estavam originalmente programados para serem divulgados na última quarta-feira (19), mas foram adiados em decorrência do Congresso do Partido Comunista – que terminou neste domingo (23), com o presidente Xi Jinping iniciando seu terceiro mandato consecutivo como secretário-geral do partido.
O crescimento do PIB em relação ao trimestre anterior foi de 3,9%, superando também as expectativas de mercado de 3,5%. No segundo trimestre, caiu 2,6%.
Uma pesquisa da Reuters previu que o crescimento econômico desaceleraria para 3,2% em 2022, bem abaixo da meta do governo de cerca de 5,5%.