O atual mandatário da capital gaúcha leva vantagem considerável para os outros candidatos faltando mais de um ano antes do pleito
De acordo com um levantamento feito pela Paraná Pesquisas, o atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), está na dianteira para ser reeleito nas eleições municipais do ano que vem. A pesquisa foi divulgada na noite da última segunda (27).
Sebastião leva vantagem em todos os cenários possíveis feitos pela pesquisa. Na pesquisa espontânea, quando não há apresentações de nomes, Melo tem larga vantagem:
- Sebastião Melo: 13,4%
- Manuela d’Ávila: 1,0%
- Edegar Pretto: 0,9%
- Olívio Dutra: 0,7%
- Nelson Marchezan Júnior: 0,4%
- Pedro Ruas: 0,4%
- Onyx Lorenzoni: 0,2%
- José Fortunati: 0,1%
- Outros nomes: 0,7%
- Não sabe/Não respondeu: 75,6%
- Ninguém/Branco/Nulo: 6,6%
A pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, foi dividida em três cenários:
No primeiro, Melo tem 31,8% das intenções de voto, sendo seguido de longe pelo ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT), que tem 14,4%, e pelo ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que aparece com 8,3% — considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Pretto e Lorenzoni estão empatados tecnicamente.
Em outros dois cenários, Melo tem uma vantagem maior sem ao menos um dos seus principais adversários. Sem Lorenzoni, ele chega a 36,7% e abre mais de 20 pontos de vantagem sobre Pretto (16,5%). Já no cenário sem Marchezan, Melo tem 36,2% contra 16,4% de Pretto.