A atual legislação eleitoral proíbe a realização de showmício
BSM – A cantora Daniela Mercury recebeu R$ 100 mil da Prefeitura de São Paulo para fazer o show do Dia do Trabalhador, no domingo passado, na praça Charles Miller. Os dados foram publicados no Diário Oficial da cidade.
No evento ocorrido nesse 1°de maio, Dia do Trabalhador, a cantora levantou a bandeira do PT, declarou voto em Lula e puxou o coro da plateia em defesa da candidatura do petista.
Figuras como José Dirceu, Fernando Haddad, Guilherme Boulos e Gleisi Hoffmann também participaram do ato.
Durante o evento, Daniela disse que nunca recebeu dinheiro do governo. “Estou aqui com meu coração”, declarou.
“Quem não votar em Lula vai estar votando contra os pobres, os trabalhadores, os artistas, o país, a Amazônia e tudo o que estamos construindo democraticamente. É Lula, sim.”, acrescentou a cantorna
De acordo com as novas regras eleitorais, showmícios estão proibidos. O documento foi assinado pela Secretaria de Cultura, comandada por Aline Torres, do MDB.
Em publicação no Twitter, a deputada federal Carla Zambelli chegou criticar a ação da prefeitura, mas depois disse que o show teria sido pago com emendas de vereadores do PT.
“O show foi pago pela prefeitura, mas o recurso é de emenda parlamentar. Quero inclusive me desculpar com o Prefeito Ricardo Nunes, pois foram emendas de vereadores do PT”, disse Zambelli.
A Prefeitura, no entanto, não cita as referidas emendas em nenhum momento no processo de licitação, que pode ser conferido nesse link. Pelo contrário, é citado que os recursos foram retirados do próprio tesouro municipal.
Impressiona também a rapidez com o show de Daniela foi aprovado pela Secretaria de Cultura de SP. A solicitação foi feita às 13h do dia 29 de abril e aprovada no mesmo dia já com a nota de empenho, que foi emita às 20h.
O deputado Gil Diniz (PL-SP) anunciou que vai pedir investigação sobre o caso.
“Vou entrar com mais uma Ação Popular, dessa vez contra a Prefeitura de São Paulo que gastou dinheiro público com Showmício de artista decadente, pior ainda, pagou palanque para o descondenado fazer politicagem. Vou entrar também com Denúncia no MP contra a prefeitura de SP!”, disse Diniz em publicação no Twitter.