Na terça-feira (1°), a Petrobras divulgou que seu lucro líquido registrado em 2022 foi de R$ 188,33 bilhões, recorde histórico da estatal
CNN | O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou durante coletiva para a imprensa nesta quinta-feira (2) que o Preço de Paridade Internacional (PPI) deixa de ser o único parâmetro para a estatal.
“Para a Petrobras, PPI deixa de ser o único parâmetro. Mas na hora que a regra for mudada por escrito, pois a gente vai fazer discussões. Em uma frase, a Petrobras vai praticar o preço do mercado em que ela estiver atuando”, disse.
“Se é o PPI que é o melhor preço, por acaso, que seja. Mas, na maior parte das vezes, talvez não seja porque, ao meu ver, o PPI é o preço do concorrente. O PPI, para a Petrobras, só garante ao concorrente uma posição mais confortável. A minha, é poder se mais competitivo quando eu puder ser, não quer dizer que eu seja obrigado a ser”, completou Prates.
O presidente da estatal disse ainda que o não vai “descumprir regra”, mas que outras referências de preços podem ser utilizadas pela Petrobras.
“Não existe bala de prata, não existe um dogma, não existe um só preço de referência para o Brasil todo. O próprio PPI é uma abstração, ele difere. Agora tudo é PPI, não é necessariamente assim… É uma referência, podemos usar essa com três ou quatro referências, dependendo da conveniência, no sentido de captar mercado, de manter mercado”.