Aleksander Ceferin garante apoio da confederação europeia à candidatura ibérica
Durante uma conferência em Lisboa, nesta segunda (5), o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, afirmou ter “certeza” de que a Espanha e Portugal serão as sedes da Copa do Mundo de 2030. Ele também deixou claro que fará o possível para ajudar na candidatura.
“Tenho certeza de que vamos ter o Mundial de 2030 na Espanha e em Portugal, dois países que sentem o futebol. É uma proposta ganhadora, e faremos todo o o possível para ajudar esses países apaixonados por futebol, que vivem e respiram futebol, e que têm boa infraestrutura”, disse Ceferin.
Após uma tentativa frustrada de sediar a Copa de 2018, que ficou a cargo da Rússia, Espanha e Portugal firmaram um acordo, oficializado em junho de 2021, para concorrer à sede de 2030. O projeto prevê que a Espanha contará com 11 cidades-sede, enquanto Portugal terá três.
O principal concorrente da candidatura também é uma candidatura quádrupla. Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai estão no páreo. O trunfo dos sul-americanos é que 20130 marca o centenário da Copa do Mundo. A primeira edição, em 1930, ocorreu no Uruguai e teve os donos da casa como os primeiros campeões.