Presidente anunciou uma mobilização parcial de cidadãos para reforçar a guerra na Ucrânia
Durante o anúncio de uma mobilização parcial de cidadãos para reforçar a guerra na Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez referências ao potencial nuclear do país nesta quarta (21). Putin afirmou que “aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem virar em sua direção”.
“Quero lembrar que nosso país também tem vários meios de destruição e em alguns componentes mais modernos que os dos países da Otan”, afirmou Putin.
“E se a integridade territorial de nosso país estiver ameaçada, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e nosso povo”, continuou.
“Isso não é um blefe! Os cidadãos da Rússia podem ter a certeza de que a integridade territorial da nossa pátria, a nossa independência e liberdade serão asseguradas, voltarei a sublinhar isto, com todos os meios à nossa disposição.”
“E aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem virar em sua direção.”
Em uma entrevista de 60 minutos no início desta semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abordou as preocupações de que a Rússia recorreria ao uso de seu estoque nuclear na Ucrânia.
Questionado por um repórter sobre o que ele diria ao líder russo sobre o uso de armas nucleares químicas ou táticas, Biden disse: “Não. Não. Não. Não”.
“Você mudará a face da guerra como nada desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Biden, acrescentando que a resposta dos EUA a tais ações seria “consequente”.