Presidente russo afirmou que Kiev e seus apoiadores ocidentais, por outro lado, recusaram a negociar fim do conflito bélico
Reuters | O presidente Vladimir Putin declarou, neste domingo (25), que a Rússia está pronta para negociar com todas as partes envolvidas na guerra contra a Ucrânia, mas que Kiev e seus apoiadores ocidentais se recusaram a negociar.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro desencadeou o conflito mais mortífero na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.
O Kremlin diz que vai lutar até que todos os seus objetivos sejam alcançados, enquanto, por outro lado, Kiev afirma que não vai descansar até que os soldados russos sejam expulsos de seu território, incluindo a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.
“Estamos prontos para negociar com todos os envolvidos sobre soluções aceitáveis, mas isso é com eles – não somos nós que nos recusamos a negociar, são eles”, disse Putin à televisão estatal Rossiya 1, em entrevista transmitida.
Putin disse que a Rússia está agindo na “direção certa” durante o conflito na Ucrânia. Isso porque o Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, está tentando separar o país, segundo o Kremlin.
“Acredito que estamos agindo na direção certa, estamos defendendo nossos interesses nacionais, os interesses de nossos cidadãos, nosso povo. E não temos outra escolha a não ser proteger nossos cidadãos”, disse Putin.