Kremlin havia negado rumores de doenças anteriormente
CNN – O presidente russo, Vladimir Putin, é “inteiramente saudável”, apesar de “muitos rumores” sobre sua saúde, de acordo com um alto funcionário da inteligência dos EUA.
“Existem muitos rumores sobre a saúde do presidente Putin e, até onde sabemos, ele é totalmente saudável”, disse o diretor da CIA, Bill Burns, quando perguntado diretamente se Putin é doente ou instável.
Burns reconheceu que seus comentários públicos no Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado, na quarta-feira (20), não foram “um julgamento formal de inteligência”.
Putin apareceu recentemente em fotos com algum inchaço facial aparente que levou à especulação de que ele pode estar passando por tratamento médico para uma doença desconhecida.
O Kremlin já havia negado rumores de doenças.
“Não acho que qualquer pessoa sã possa ver nesta pessoa sinais de algum tipo de doença ou enfermidade. Deixo isso na consciência daqueles que espalham tais rumores, apesar das oportunidades diárias de garantir quem parece como neste mundo”, disse o russo. O ministro Sergei Lavrov disse à emissora francesa TF1 em maio.
Alguns antecedentes: quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, políticos e ex-diplomatas americanos especularam abertamente sobre a estabilidade de Putin.
De usar uma mesa enorme durante conversas com o presidente francês Emmanuel Macron depois que ele recusou um teste russo de Covid-19, a fazer um discurso repleto de teorias da conspiração para justificar a invasão da Ucrânia, alguns dos comportamentos de Putin beiram o bizarro.
De acordo com uma reportagem da CNN publicada em março, as autoridades dos EUA também estão “prevenidas pela possibilidade de que a estratégia de Putin seja projetar instabilidade, na tentativa de pressionar os EUA e aliados a dar-lhe o que ele quer por medo de que ele possa fazer pior.”
Quando perguntado em março se houve mudanças perceptíveis no comportamento de Putin, o psiquiatra Dr. Kenneth Dekleva disse à CNN: “Sim e não”.Dekleva, que trabalhou anteriormente na Embaixada dos EUA em Moscou e é especialista em análise de liderança/psicologia política para fins de segurança nacional, disse que o comportamento de Putin é um sinal de frustração com o ritmo da invasão da Rússia.
“Não acho que ele seja errático ou alterado, mas certamente está com mais pressa”, disse Dekleva.”A coisa mais triste aqui, a coisa mais trágica é que Putin deixou de ser um respeitado líder mundial quando chegou ao poder para estar cada vez mais parecido com Slobodan Milosevic”, acrescentou Dekleva, comparando Putin ao sérvio autocrata que morreu em Haia em 2006 enquanto aguardava julgamento por crimes de guerra.