A pesquisa da Genial/Quaest realizada em outubro revela uma queda na aprovação do governo do presidente Lula (PT) em comparação com os resultados anteriores. Aqui estão os principais pontos destacados pela pesquisa:
- Aprovação do governo Lula: A aprovação do governo caiu de 60% para 54% em apenas dois meses. A desaprovação, por outro lado, subiu de 35% para 42% desde agosto.
- Avaliação regional: A avaliação positiva do governo Lula recuou em todas as regiões do Brasil. No Nordeste, onde o presidente teve uma maioria significativa nas eleições de 2022, 64% dos entrevistados ainda aprovam o governo. No Sudeste, a aprovação caiu de 55% para 49%; no Sul, de 59% para 50%; e no Centro-Oeste e no Norte, houve uma oscilação de 52% para 50%.
- Direção do país: Quase metade (49%) dos entrevistados acredita que o país está na direção errada, um aumento significativo em relação à pesquisa anterior, na qual esse índice era de 41%. Os que acreditam que o Brasil está na direção certa são 43%, contra 46% em agosto.
- Otimismo com a economia: A percepção sobre a economia é um dos principais fatores que explicam a queda na aprovação. 32% dos entrevistados acreditam que a economia piorou nos últimos 12 meses, em comparação com 23% em agosto. Para os próximos 12 meses, o otimismo caiu de 59% para 50%.
- Inflação e desemprego: A maioria dos entrevistados viu aumentos nas contas, nos preços dos alimentos e nos combustíveis. Além disso, 47% acreditam que a inflação deve aumentar nos próximos meses, e 40% apostam em uma alta do desemprego.
- Viagens de Lula e relações exteriores: As viagens internacionais do presidente Lula foram citadas como um fator negativo por 55% dos entrevistados, que consideram que ele viaja demais, e 60% acreditam que essas viagens não trazem bons resultados para o país.
- Repatriação de brasileiros de Israel: A ação de repatriar brasileiros que estavam em Israel foi bem vista pela maioria dos participantes da pesquisa, com 85% de aprovação. Da mesma forma, 85% concordaram com o uso de aviões da FAB para o resgate.
- Postura na guerra em Israel: A postura de Lula na guerra em Israel dividiu a opinião dos entrevistados, com 35% aprovando, 31% considerando regular e 23% reprovando sua atuação.
Esses são os principais resultados da pesquisa Genial/Quaest realizada em outubro. É importante notar que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e as opiniões e percepções podem mudar ao longo do tempo.