Com um total de 3.483 focos de incêndio já registrados no Pantanal até o momento, esse número representa um aumento de quase três vezes em relação ao total registrado até a mesma data em 2022.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 11 de novembro do ano passado, o bioma havia registrado apenas 1.254 focos, marcando o menor valor da série histórica desde 1998.
O Inpe também destaca que os casos em 2023 começaram a se intensificar a partir da segunda quinzena de outubro, atingindo o ápice entre 30 de outubro e 5 de novembro, quando foram contabilizados 875 focos. Somente nesta semana, já foram identificados 720 incêndios por satélite.
O boletim diário da Operação Pantanal 2023 revela que “nessa última semana houve um aumento significativo na área afetada pelos focos de incêndio no pantanal sul-mato-grossense” e destaca a presença de quatro frentes de combate no momento, sendo a principal delas na região do Paiaguás, ao norte de Mato Grosso do Sul, quase na divisa com Mato Grosso.
São 3.483 focos de incêndio até agora, contra 1.254 no mesmo período do ano passado.