Corpo da majestade britânica sairá de Balmoral, passará por Aberdeen e Edimburgo, todas na Escócia, e seguirá por via ferroviária para Londres, na Inglaterra
Antes mesmo da morte da Rainha Elizabeth II, os planos para seu funeral já estavam prontos. Agora, com o falecimento da monarca, eles serão colocados em prática e levarão 10 dias para serem concluídos. O cortejo com o corpo da Rainha passará por dois países.
Os documentos com os planos para a sua morte, chamado de Operação London Bridge (Ponte de Londres) já previam a possibilidade de Elizabeth morrer em Balmoral, como aconteceu. A Operação Unicórnio foi posta em prática a partir desta quinta (8).
Veja abaixo o que acontecerá desde a partida do corpo, do Castelo de Balmoral, na Escócia, até a Abadia de Westminster, em solo londrino.
Confira nos mapas
O cortejo da rainha sairá de Balmoral em direção à cidade de Aberdeen, para, em seguida, seguir de trem para Edimburgo, na Escócia. Na capital escocesa, o corpo da rainha será levado ao Palácio de Holyroodhouse, residência oficial no país, em um trajeto feito de trem.
Em seguida, o corpo seguirá para uma recepção na Catedral de Saint Giles, com a participação de líderes britânicos, integrantes da sociedade civil e outras autoridades.
De Edimburgo, o cortejo seguirá de trem ao longo dos 533 km que ligam a cidade à capital, Londres, em um comboio que percorrerá o trajeto em baixa velocidade ao longo da costa britânica, e sendo saudado por uma guarda de honra a cada estação. No entanto, há ressalvas que apontam que, caso o transporte por esse meio não seja possível, deverá ser realizado por avião.
Na sequência, já na cidade de Londres, o corpo será levado diretamente à Sala do Trono, no Palácio de Buckingham, já em Londres.
No quinto dia de funeral, uma procissão sairá do Palácio de Buckingham e vai até o Parlamento Britânico. O corpo da rainha ficará no local por três dias, onde receberá visitas do público durante de 23 horas por dia.
Convidados VIP serão recebidos com hora marcada. Depois disso, haverá uma cerimônia em Westminster, a sede do Legislativo local.
Por fim, ocorrerão as cerimônias de velório e enterro. O primeiro ocorrerá na Abadia de Westminster, com o corpo sendo levado para o Castelo de Windsor em seguida. Na propriedade, será feito um serviço funerário na Capela de São Jorge. Ainda no mesmo local, por fim, ocorrerá o enterro, na Capela Memorial Rei George IV.