Clube pode receber sanção por manifestação ofensiva da torcida
O River Plate, da Argentina, afirmou, nesta segunda (18), que identificou o seu torcedor que atirou uma banana em direção à torcida do Fortaleza no estádio Monumental de Núñez.
Segundo o jornal argentino Diário Olé, o homem foi identificado atrás da análise de imagens gravadas no momento da ação. Agora, o torcedor será convocado para manifestação e início do processo judicial. A punição será determinada ao fim dos procedimentos de apuração.
O jogo entre River Plate e Fortaleza, pela Libertadores, aconteceu semana passada, na capital Buenos Aires. O vídeo com a atitude racista viralizou nas redes sociais.
Existe uma expectativa de grave punição ao torcedor, além da punição ao próprio River Plate, que por ser o clube mandante, tem a responsabilidade sobre seus torcedores.
O regulamento da Conmebol prevê uma sanção ao clube por manifestações da torcida que possa “agredir a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem”.
O Código Disciplinar da entidade indica punição de pelo menos 30.000 dólares (cerca de R$ 141 mil). Em 2020, esse valor foi aplicado ao Defensa Y Justicia, por atos racista dos apoiadores do time argentino contra o Santos, na Libertadores.