A Rússia ordenou que suas forças na Ucrânia intensifiquem as operações, informou seu Ministério da Defesa neste sábado (16), enquanto foguetes e mísseis atingem o país.
Nos ataques mais recentes, mísseis atingiram a cidade de Chuhuiv, na região de Kharkiv, matando três pessoas, incluindo uma mulher de 70 anos, e ferindo mais três, segundo o governador regional Oleh Sinehubov. Ao sul, o governador regional Valentin Reznichenko afirmou que mais de 50 foguetes russos caíram sobre a cidade de Nikopol, no rio Dnipro. Duas pessoas morreram, segundo os serviços de emergência.
Pelos cálculos da Ucrânia, cerca de 40 pessoas foram mortas em ataques desse tipo em áreas urbanas nos últimos três dias. Desde o início da guerra, em fevereiro, a Rússia nega que tenha civis como alvo.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, ordenou que unidades militares intensifiquem suas operações para evitar ataques no leste da Ucrânia e em outros territórios controlados pela Rússia.
Ataques com foguetes ucranianos usando sistemas fornecidos pelo Ocidente destruíram mais de 30 centros logísticos militares russos nas últimas semanas e reduziram significativamente o potencial de ataque russo, disse a Ucrânia nesta sexta-feira. (Reuters)