Anuncio foi feito pelo governador Paulo Dantas; Passa de 18 mil o número de pessoas desabrigadas e desalojadas em todo estado
G1 AL – A programação do São João de Alagoas promovida pelo governo do Estado foi adiada. O anuncio foi feito pelo governador Paulo Dantas. Ele disse que os festejos que estavam marcados para começar no dia 1 de junho, agora devem começar no dia 4, com a possibilidade de uma nova avaliação.
“Nós tomamos uma decisão em adiar o São João, que iria começar no dia 1º de junho, adiar até o dia 4 porque eu fui informado pelos coordenadores da Defesa Civil, pelo comandante do Corpo de Bombeiros e pelo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Semarh, que nós teremos chuvas fortes ainda até o dia 4”, disse o governador.
Estão programadas festas em Maceió e mais 14 cidades do interior. Entre as atrações anunciadas estão Solange Almeida, Wesley safadão, Zé Ramalho e Bell Marques. Um edital foi publicado para premiar Quadrilhas Juninas, de Cocos de Roda, de Bumba Meu Boi, Trios forrozeiros, bandas de forró, violeiros e emboladores.
Sete municípios anunciaram o cancelamento dos eventos de São João. Arapiraca, onde os shows programados para os dias 22 de junho e 3 de julho, e Rio Largo, que ainda não tinha divulgado a programação, informaram o cancelamento nesta segunda (30).
Além dessas cidades, Santa Luzia do Norte, Roteiro, Feliz Deserto, Jequiá da Praia e São Miguel dos Campos também anunciaram o cancelamento das festas juninas.
O estado tem 33 municípios em situação de emergência. E já passa de 18 mil o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas em Alagoas, segundo informou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) na tarde desta segunda-feira (30).
O temporal que atinge o estado desde a última semana já provocou três mortes. A cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco, tinha apenas 129 desabrigados até a última atualização. Esse número subiu para 630, além de 6.872 desalojados. A cidade é agora a que tem mais pessoas afetadas pelo temporal: 7.502.