Especialistas consultores da pasta discutiram medida na última sexta (8/4). Nota técnica do ministério será publicada nos próximos dias
Metrópoles – O Ministério da Saúde pretende ampliar a recomendação da quarta dose para idosos a partir de 70 anos. Na última sexta (8), a Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI-Covid) da pasta recomendou a mudança.
A nova orientação será publicada em nota técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) nos próximos dias. Os especialistas que fazem parte da CTAI-Covid levaram em consideração a situação epidemiológica do país e a efetividade das vacinas contra a doença, que vai perdendo efetividade mais rapidamente nas faixas etárias mais altas.
“Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”, explica pronunciamento da pasta.
Atualmente, o ministério recomenda a aplicação da quarta dose para idosos com 80 anos ou mais. Estados e municípios, porém, têm autonomia para coordenar a campanha de imunização. Alguns lugares já avançaram na aplicação do segundo reforço, como cidades de Minas Gerais e São Paulo.