Lote foi encaminhado pelo Ministério da Saúde; 6 mil unidades devem ser usadas em dez dias de operações de agentes de saúde na localidade
O Globo | Seis mil testes rápidos para detecção de malária estão em distribuição para comunidades do território Yanomami. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde neste domingo, 12. A entrega de mais kits deverá ocorrer tão logo novos profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde cheguem à localidade.
A importância dessa modalidade de testagem no local é alta. Isso porque eles têm como principal característica a facilidade de uso e o pouco peso, o que facilita a chegada do diagnóstico em áreas mais remotas. O plano foi elaborado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) Yanomami, devido à importância de se diagnosticar rapidamente os casos de contaminação.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que os testes serão usados em 100% da população dos pontos destacados. “Mesmo os pacientes assintomáticos serão testados. Assim teremos uma análise mais precisa da situação nas aldeias. E o teste é simples: o agente coleta uma gota de sangue do paciente e utiliza um reagente para identificar a doença”, disse no comunicado Brenda Coelho do Programa Nacional de Prevenção e Combate da Malária (PNCM).
Em visita recente à Missão Catrimani, o Secretário de Saúde Indígena (Sesai), Ricardo Weibe Tapeba, destacou que as equipes de saúde “são bem engajadas no território todo, mas relatam a falta de lâminas para os testes e monitoramento da malária, por exemplo. E a doença é uma grande demanda da região”.