Após declarações polêmicas de Lula (PT) nas últimas semanas, o impacto nas pesquisas já é sentido pelo petista. De acordo com nova pesquisa divulgada pelo Ipespe, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou sua intenção de votos em quatro pontos percentuais, enquanto Lula perdeu 1% entre fevereiro e abril.
Lula e Bolsonaro encontram-se em um empate técnico. Segundo o Ipespe, o ex-presidente conta, atualmente, com 29% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro está 28%. Em fevereiro, essa diferença era bem maior, de 30% para Lula e 24% para Bolsonaro.
Já na pesquisa estimulada, em que o entrevistador passa os nomes dos candidatos para o eleitor, a vantagem de Lula ainda é mais confortável. Neste cenário, o petista conta com 34% das intenções do eleitorado, mantendo o mesmo percentual de fevereiro, enquanto Bolsonaro pulou de 26%, dois meses atrás, para 30% em abril.
Para um eventual segundo turno entre os dois principais pré-candidatos, Lula ainda leva vantagem, mas perdendo um ponto percentual na comparação com fevereiro. Confira os cenários:
Fevereiro/2022:
- Lula: 46%
- Bolsonaro: 34%
- Nenhum/Branco/Nulo: 19%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Abril/2022:
- Lula: 47%
- Bolsonaro: 36%
- Nenhum/Branco/Nulo: 15%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Os outros dois cenários compreendem o segundo turno com a presença de João Doria (PSDB). Contra Lula, o petista, atualmente, levaria a disputa por 48% a 24%. Já contra o atual presidente Jair Bolsonaro, Doria novamente perderia, mas seria mais apertado: 39% contra 37%.
A pesquisa da Ipespe foi realizada entre os dias 6 e 9 de abril deste ano, contando com 1000 entrevistados dentro do estado de São Paulo. A margem de erro foi calculada para 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.