Paraná Pesquisas mostra cenários da eleição com mais de um ano de antecedência e mostra cenário equilibrado na capital baiana
Em levantamento feita pela Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta (22), a prefeitura de Salvador terá uma disputa franca nas eleições do ano que vem. O atual prefeito e candidato não declarado à reeleição, Bruno Reis (União) e ACM Neto (União) despontam como favoritos neste momento.
Na pesquisa espontânea, em que não há apresentação de nomes para o entrevistado, ACM Neto tem a liderança, com 15,5% das intenções de voto contra 11,6% de Bruno Reis. Em terceiro lugar vem João Roma, com 1,1%. 60,7% não sabe ou não respondeu e 8,6% afirmou que votará em ninguém, branco ou nulo.
Já na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, tivemos dois cenários:
No cenário 1, com a presença de Bruno Reis e sem ACM Neto, o prefeito leva larga vantagem, com 38,1%. Ele é seguido por Lídice com 10,2%. Todos os demais aparecem praticamente empatados dentro da margem de erro, de 3,5%. João Roma (PL) foi citado por 7% dos eleitores; Olívia Santana (PCdoB) por 6,6%, Geraldo Jr. (MDB) por 4,5%, Bacelar (PV) por 3,1%. Completam a lista: Antonio Brito (PSD) com 2,6%; João Henrique (PDT), 2,5%; Guilherme Bellintani (sem partido), 2,2%, Maria Marighella (PT), 1,9%; e Zé Trindade (PSB), 0,7%.
No cenário 2, com ACM Neto e sem o atual prefeito, a vantagem é ainda mais larga: 60% da intenção de voto. Lídice chega a 7,1%; Roma a 5,7%; Olívia 5,3%; e Geraldo Jr. 3%. João Henrique e Antonio Brito invertem as posições: o ex-prefeito fica com 1,7% e o deputado federal com 1,6%. Completam o cenário Bacelar com 1,4%, empatado numericamente com Bellintani; Mariguella com 1% e Zé Trindade com 0,2%.
O levantamento ouviu 804 eleitores entre os dias 17 e 21 de março de 2023 e apresenta intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5%. Não há previsão de obrigatoriedade para registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).