Levando em consideração a margem de erro, candidatos estão em empate técnico na corrida presidencial
Em mais uma pesquisa eleitoral, divulgada nesta quinta (13), pelo Instituto Paraná Pesquisas e contratada pelo Progressistas (PP), o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados na corrida presidencial do segundo turno. Enquanto que o petista tem 51,9% dos votos válidos, o candidato à reeleição do PL tem 48,1%. Com a margem de erro em 2 pontos percentuais, há um empate técnico.
4,8% disseram que não votariam em nenhum dos dois, branco ou nulo, enquanto que 3,6% não respondeu ou não soube responder.
Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mencionados na pergunta, Lula tem 42,6% das intenções de voto, enquanto que Bolsonaro tem 39,2%. 5,4% afirmaram que votariam em branco ou nulo. Já os que não souberam responder são 12,8%.
Jair Bolsonaro lidera no quesito rejeição. 49,3% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto que 45,4% afirmaram que não votariam em Lula. A rejeição dos dois segue a tendência de votos e está muito aproximada.
Com confiança de 95%, a pesquisa apresentou margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2.020 pessoas entre 8 e 12 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08438/2022.