Crescimento acompanha tendências dos últimos meses: julho (1,4%), junho (0,9%) e maio (0,4%)
BSM | Em levantamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o setor de serviços entrou no quarto mês seguido de crescimento em agosto de 2022. Em setembro, a expansão foi de 0,7%, crescimento que acompanha as tendências dos últimos meses: julho (1,4%), junho (0,9%) e maio (0,4%).
Conforme divulgado pelo Instituto, entre maio e agosto, o setor acumulou alta de 8% e opera com ganhos de 10% comparado ao nível pré-pandemia. O resultado aponta que o patamar atual está a 0,9% de bater o recorde com maior nível da história, ultrapassando dados de 2014.
“A última vez que isso havia acontecido foi no ano passado, quando chegamos a cinco meses no campo positivo entre abril e agosto”, afirmou o analista da pesquisa, Luiz Almeida.
Em nota, a fundação informou que “três das cinco atividades pesquisadas acompanharam o resultado positivo do índice geral”, “Entre elas, os destaques foram as de outros serviços (6,7%) e de informação e comunicação (0,6%). No mês anterior, o volume do setor de outros serviços havia caído 5,0%”, divulgou o IBGE.
O levantamento mostra que, na comparação interanual, agosto é o 18º mês de crescimento para o setor de serviços.