Sem detalhar os dados da pesquisa, o TSE tem divulgado um percentual favorável maior ao somar os que “confiam muito” com os que disseram confiar pouco no sistema comprovadamente fraudável
Brasil Sem Medo – Uma pesquisa do Datafolha revelou que apenas 47% da população “confia muito” nas urnas eletrônicas defendidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa também registrou que 35% confiam pouco no sistema. Para defender o sistema eleitoral, o TSE somou os dois percentuais e tem divulgado maioria favorável às urnas eletrônicas, comprovadamente passíveis de fraude, sem no entanto detalhar a pesquisa.
De acordo com a Folha de São Paulo, a pesquisa divulgada no último dia 25 de março mostrou um aumento na confiança da população nas urnas em relação à última sondagem, realizada em dezembro de 2020.
Pelo Twitter, o TSE comemorou o aumento da adesão popular ao sistema eletrônico sem detalhar os percentuais.
Na última quinta-feira (31), o ministro Alexandre de Moraes utilizou o resultado como justificativa para classificar como “ilegítimas” as críticas ao sistema controlado pelo TSE. Moraes ampliou ainda mais o número
“Ou seja, 90% da população não aderem a esses discursos vazios, a essas bravatas, a esse ódio destilado contra as instituições brasileiras”, disse Moraes.
A declaração do ministro foi dada durante o lançamento da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação, capitaneada pelo presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, que está empenhado em dar continuidade ao trabalho do antecessor, ministro Luís Barroso.