O Antagonista | Um temporal atingiu o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 16, e deixou pelo menos um morto e outros dez feridos na cidade de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A identidade da vítima não foi divulgada. Segundo informações preliminares, ela se abrigava da chuva debaixo da marquise de um supermercado que caiu.
Em Porto Alegre, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Aeroporto Salgado Filho registraram rajadas de vento de até 89 quilômetros por hora.
A prefeitura informou que pelo menos 27 postes cederam e cerca de 150 árvores foram derrubadas durante o temporal, atingindo carros e casas.
Falta de energia elétrica
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul também deixou pelo menos 1,3 milhão de clientes das concessionárias do estado sem energia elétrica.
Ao todo, são 714 mil pontos sem abastecimento na área de atuação da RGE e outros 620 mil da CEEE Equatorial.
Em nota, a RGE informou que o temporal “afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios. Os danos na rede elétrica são provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.”
“Neste momento há 714 mil clientes sem energia elétrica (dado da 00h00). As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas para restabelecer o fornecimento, com segurança, no menor prazo possível”, completou.
A CEEE Equatorial, por sua vez, informou “está mobilizada para normalizar o fornecimento de energia aos clientes afetados pelos temporais que atingem o Estado dede a tarde desta terça-feira, 16, com fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas. Neste momento, a concessionária registra 620 mil clientes sem energia, sendo a Região Metropolitana a mais afetada.”
“Mais de 700 equipes estão envolvidas no trabalho de reconstrução das redes danificadas e a concessionária permanecerá em mobilização máxima até a normalização dos serviços”, acrescentou.
Tratamento de água prejudicado
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou nesta quarta-feira, 17, que cinco estações de tratamento de água que atendem a capital gaúcha estão sem energia, prejudicando o abastecimento de água.
“Das 6 estações de tratamento de água, 5 estão sem energia desde aproximadamente 22h, afetando 1,2 milhão. Das 23 estações de bombeamento de esgoto pluvial, 11 também estão sem energia, conforme relatório. A CEEE Equatorial não tem posição precisa sobre retorno da luz”, disse o prefeito.