Nas eleições deste ano, 37.646 brasileiros terão o nome pelo qual preferem ser chamados registrados em seus títulos de eleitor e no caderno de votação, o que representa um crescimento de aproximadamente 373% em relação a 2018. Em Alagoas, 473 pessoas atualizaram seus nomes nos cartórios eleitorais dentro do prazo estabelecido para a mudança.
No entanto, com o objetivo de evitar constrangimentos decorrentes de possíveis divergências entre os documentos de eleitores que não fizeram a atualização dos dados, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), através da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) encaminhou ofício aos juízes eleitorais e servidores dos cartórios no sentido de orientar os mesários a adotarem medidas que facilitem a comprovação e o não impedimento ao exercício do voto.
De acordo com o despacho, a validação deverá observar alguns procedimentos: o(a) eleitor(a) deverá apresentar documento que contenha o prenome atual, diferente daquele constante do caderno de votação e o mesário poderá interrogá-lo(a) sobre os dados do título, do documento oficial com foto ou do caderno de votação.
Ainda segundo a orientação da Corregedoria, o mesário deverá recomendar que o eleitor faça o requerimento de revisão de seu registro eleitoral a partir do dia 7 de novembro deste ano, data em que se dará o reinício do processamento das operações do cadastro eleitoral.
Fonte: Assessoria