Após a onda de ataques nesta segunda-feira (31), o prefeito de Kiev solicitou que os cidadãos estoquem suprimentos; a força aérea ucraniana informou que interceptou 44 dos 50 mísseis de cruzeiro russos
A segunda-feira (31) começou com fortes ataques russos na Ucrânia. Forças subordinadas à Vladimir Putin lançaram “mais de 50 mísseis de cruzeiro” contra o país do Leste Europeu que sofre com a invasão desde fevereiro deste ano. 44 dos mísseis foram interceptados, de acordo com a Força Aérea da Ucrânia.
“Às 7h00 [1h no Brasil] de 31 de outubro, os ocupantes russos lançaram várias ondas de ataques de mísseis a instalações de infraestrutura crítica na Ucrânia”, disse o Comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia.
“Mais de 50 mísseis de cruzeiro X-101/X-555 foram lançados da aeronave de transporte de mísseis de aviação estratégica Tu-95/Tu-160 ao norte do Mar Cáspio e da região de Volgodonsk (região de Rostov).”
Os ataques russos dessa segunda tiveram como alvo infraestruturas críticas em todo o país, incluindo a capital Kiev.
Cidadãos ucranianos são solicitados a estocar água após ataque de míssil
O prefeito de Kiev pediu aos moradores que guardem água de lojas e estações de bombeamento, depois que um ataque russo a uma usina de energia próxima deixou uma grande porcentagem da população da capital sem água na segunda-feira (31).
Atualmente, devido a danos na instalação de energia perto de Kiev, 80% dos consumidores da capital permanecem sem abastecimento de água”
Vitali Klitschko, no Telegram
“Por via das dúvidas, pedimos que abasteça a água das bombas e pontos de venda mais próximos. Especialistas estão fazendo todo o possível para devolver a água aos apartamentos dos moradores de Kiev”.
Uma empresa de abastecimento de água da capital divulgou um mapa com a localização das bombas que ainda estão em funcionamento.
Moscou teve como alvo uma nova onda de ataques com mísseis a infraestruturas críticas nas principais cidades ucranianas na segunda-feira, também interrompendo o fornecimento de energia em todo o país.
Em Kryvyi Rih, na região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, também segunda-feira, um míssil russo atingiu uma empresa industrial, segundo o prefeito da cidade.
“Durante o ataque de mísseis da manhã, dois mísseis foram derrubados (graças às Forças de Defesa Aérea) e um míssil de cruzeiro atingiu uma empresa industrial”, disse Oleksandr Vilkul no Telegram.
Não houve vítimas relatadas.
A interrupção no abastecimento de água
Sobre o abastecimento de água, mais áreas de Kiev terão seu abastecimento restaurado dentro de horas, de acordo com o prefeito da cidade, depois que foi interrompido pelos ataques russos de segunda-feira.
“Vamos devolver o abastecimento de água aos consumidores da margem leste de Kiev e parcialmente da margem oeste em três a quatro horas”, disse Vitali Klitschko no Telegram.
Ele acrescentou que a energia do distrito de Desnianskyi, na margem leste de Kiev, foi “parcialmente restaurada”.