Licenciamento em 2023 só pode ser feito com quitação de débitos do ano anterior; Quem deixar de pagar o imposto pode ser multado e até ter o carro apreendido
g1 AL – Com a abertura do calendário de pagamento do IPVA 2023 em Alagoas, a regularização dos débitos do ano anterior se faz necessário para que o motorista possa realizar o licenciamento. Para quem tem débitos a pagar, a dívida pode ser parcelada a partir desta quinta-feira (12).
O parcelamento dos débitos pode ser feito em até seis vezes no cartão de crédito, ou à vista, através de boleto bancário. Em ambos os casos, o valor final será acrescido de multas e juros.
Como fazer o pagamento?
O condutor deve acessar o site da Sefaz e procurar por opções de emissão e clicar em ano anterior. Tem que ter em mãos a placa do veículo e o número do Renavam.
Aí é só solicitar a emissão do boleto dentro do próprio portal. Já quem preferir parcelar a dívida, precisar entrar em um outro site para realizar o pagamento online.
O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos governos estaduais. Circular sem esse documento atualizado é considerado infração gravíssima, resultando em 7 pontos na carteira de habilitação, multa e até mesmo a apreensão do veículo.