Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um reajuste de 20% na energia para Alagoas
Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciar um aumento de 20% na conta de luz dos alagoanos, a vereadora Laís Brandão, de Mata Grande, no interior de Alagoas, convocou a classe política do estado para protestar contra o aumento que ela classifica como “revoltante”.
“Revoltante! Não podemos aceitar mais esse golpe no bolso dos alagoanos. Convoco aqui toda a classe política para, juntos, protestarmos na sede da Aneel aqui em Brasília. Vamos aproveitar esse momento no DF e vamos lutar pela nossa população! Os políticos convencionais somem quando precisam defender o povo. Alagoas precisa de políticos que lutem pelos diretos do povo, minha gente. Contem comigo!”, disse a vereadora, que está na capital federal.
O novo aumento aprovado pela Aneel ficou acima dos registrados nos últimos dois anos. Em 2021, o valor foi reajustado em 8,62%; já em 2020, foi de 9,85%.
Para 2022, o aumento foi de incríveis 20,13% para baixa tensão, 19,24% para alta tensão e 19,86% para clientes residenciais. Esse reajuste foi um baque para os consumidores, que comemoraram o fim da bandeira de escassez hídrica, que o presidente Jair Bolsonaro prometia uma queda de até 20%.