Holandês superou Leclerc na bandeirada, e largará da ponta na corrida classificatória do sábado, com Sainz completando top 3; Mercedes garantiram lugar entre os dez primeiros apesar de batidas
Globo Esporte – Confirmando um excelente começo da RBR no quintal de casa, o Circuito de Spielberg, Max Verstappen conquistou a pole position do GP da Áustria nesta sexta-feira. Ele superou Charles Leclerc ao fazer 1m04s984 – com menos de 0s1 separando os três primeiros. Carlos Sainz, colega do monegasco na Ferrari, completa o top 3 no grid de largada da corrida classificatória, que será neste sábado.
A sessão foi interrompida no fim por um raro episódio, mas que acontece: um erro de Lewis Hamilton que culminou em batida. O heptacampeão passou reto na curva 7 e convocou a primeira bandeira vermelha da classificação. Depois dele, foi a vez de George Russell estampar o muro na curva 10.
Essa é a terceira pole de Verstappen na temporada. Ele, que já largou na frente na Emilia-Romagna e no Canadá neste ano, tem ao todo 16 poles na carreira. Porém, a RBR ainda se preocupa com Sergio Pérez; em quarto, ele está sendo investigado por exceder os limites de pista no Q2.
Trabalhando para deixar pra trás os problemas com saltos em seu carro, a Mercedes surgiu com força na classificação em Spielberg – até os incidentes com seus pilotos. O time apareceu entre os três primeiros no Q1 e liderou quase todo o Q2 com Hamilton, que deu trabalho para Verstappen na tentativa de superá-lo, só o fazendo no fim.
No Q3, o heptacampeão passou reto na curva 7 após perder a traseira e acertou a barreira de pneus. No retorno da sessão, Russell rodou na entrada da curva 10 e acertou o muro de lado. Apesar disso, a dupla garantiu a octacampeã de construtores entre os dez primeiros.
Dia ruim também para a McLaren, que começou a semana com problemas na asa traseira de Daniel Ricciardo e viu o australiano ser eliminado no Q1. Lando Norris, sem potência alguma no segmento intermediário da classificação, ficou para trás no Q2 com o tempo mais lento da etapa. Eles largam juntos, em 16º e 15º.
Resultado e grid da corrida classificatória
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/x/B/Wm2IQ8RLiqiQLSSJAulg/fxkgqnkxoainn9u.jpg)
Fala, pole!
VERSTAPPEN: “Foi uma classificação muito apertada. Estou muito feliz com a pole. É incrível ver a o público aqui”.
Q1 – 18 minutos, cinco eliminados
Os pneus macios entraram em jogo, e Leclerc e Sainz registraram os tempos mais rápidos no começo da sessão que ainda teve Alonso, Magnussen e Schumacher provisoriamente na ponta, bem como várias ultrapassagens ao limite da pista que renderam exclusões de volta. A RBR colocou Pérez na liderança logo em seguida enquanto Verstappen teve o tempo deletado por sair da pista na curva 10.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/B/R/JADafhRBu8CrIQAy4ydA/gettyimages-1407535156.jpg)
Nos minutos finais, Hamilton surgiu na ponta abrindo 0s064 de vantagem para o mexicano. Verstappen superou o rival, mas não demorou para que as Ferraris retornassem com Sainz e, depois, Leclerc. Em nova tentativa, o campeão da RBR ficou a 0s4 da dupla. Na zona de eliminados, Ricciardo não conseguiu tempos suficientes para deixar o fundo do grid e ficou fora do Q2.
ELIMINADOS
16º DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
17º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
18º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
19º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
20º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
Q2 – 15 minutos, cinco eliminados
Surpresa do segmento, Hamilton já estabeleceu de cara o tempo a ser batido no Q2, de 1m05s475. Verstappen não conseguiu superar o rival, de quem ficou a 0s093 na vice-liderança. A Mercedes ainda colocou Russell em terceiro lugar, mas a vantagem da Mercedes acabou com a chegada da Ferrari nos últimos três minutos; Leclerc anotou 1m05s287, colocando 0s1 sobre o heptacampeão.
Perto da bandeirada, Verstappen enfim supera a volta de Hamilton mas não consegue bater Leclerc, ficando a 0s087 do monegasco. Lá trás, Pérez e Alonso se salvaram no soar do sino, mas Norris, que já vinha lento desde o começo do Q2, ficou entre os eliminados. Mick Schumacher avançou mais uma vez para o segmento final, com o colega da Haas Kevin Magnussen.
ELIMINADOS
11º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
12º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
13º VALTTERI BOTTAS (ALFA ROMEO)
14º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
15º LANDO NORRIS (MCLAREN)
Q3 – 12 minutos e disputa pela pole
Verstappen já tomou a dianteira superando Leclerc no começo, anotando 1m05s092. A sessão foi interrompida a cinco minutos para o fim por um raro erro de Hamilton; o heptacampeão perdeu a traseira na entrada da curva 7 e tentou salvar o carro, mas passou reto na caixa de brita e acertou a barreira de pneus lateralmente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/k/X/HIx9auSTeEwQQAHSc6vA/fxj-e2xxoaap52q.jpg)
No retorno da sessão após a bandeira vermelha, não houve tempo para muita ação com a batida de Russell na curva 10; o britânico, que vinha abrindo volta, rodou na entrada da curva e foi direto pra barreira. E ele ainda está sendo investigado por entrar na pista sem permissão, provavelmente quando deixava seu carro rumo ao pit lane após colidir.
A disputa foi reiniciada a dois minutos para o fim. Leclerc assumiu a ponta fazendo 1m05s013, mas a pole ficou com Verstappen, que o superou na bandeirada.